quinta-feira, 31 de março de 2011

Belém-PB. "O nosso candidato será do PSB." Disse Tarcísio Marcelo

Com a informação de que o ex-prefeito Dr. Wellington Guedes passou a presidir o DEM no município de Belém, agreste paraibano, as especulações a cerca da junção política de Wellington com Tacísio Marcelo, também ex-prefeito de Belém, começaram a ser discutidas nas ruas da pacata cidade.

Sem permitir que as especualções tomassem corpo, Tarcísio Marcelo participou da programação da Talismã FM na última terça-feira (29) e descartou, claramente, a possibilidade de ter outro nome em seu projeto político que não seja da sigla PSB.

O ex-prefeito TM disse que qualquer um é bem vindo ao grupo, mas que de forma alguma, alguém terá espaço para encabeçar a chapa sem que seja do PSB.

Acrescentou também que seu nome é garantido, e caso não haja a possibilidade de ser candidato, outro nome será apoiado, reforçando que, este precisa ser do PSB.

Posso até está errado, mas, com uma declaração desta só entendo que Tarcísio disse: "No nosso grupo Wellington não será candidato a prefeito". Ou estou errado?

Tacima-PB. Presença de Erivan Bezerra na Talismã abala os bastidores políticos

Vamos deixar de lado a frescura e vamos direto ao ponto. A Paraíba é mesmo um estado diferenciado de outros mais da nossa Unidade Federativa. Não tem dia, mês ou ano para se falar em política. O negócio por estas bandas é feito cantiga de grilo.

Em Tacima, agreste paraibano, se fala em muitos nomes para poucos espaços, pense num moido. E uma visita que mais parecia uma visita empresarial, acabou rendendo comentários que geraram boatos e especulações em todo o município tacimense.

Erivan Bezerra, empresário do ramo de surpermercados, foi até a Talismã FM na tarde desta quarta-feira (30) para falar da Marca 'Bezerra', mas, cutucando de cá e de lá, Josenildo Monteiro, nada besta, tocou no assunto política. Pronto, saiu de cena o homem empresário para entrar o homem político.

Deixando claro que seu nome está disponível para a população julgar, Erivan deu início a um moido daqueles em sua terra. O zumzum que já estava começando deu a gota agora.

Quer mais uma lenhinha para esta fogueira; pro negócio esquentar?

Então tome!

Erivan Bezerra sendo o candidato de Targino Pereira, onde é que vai ficar o seu irmão, Daniel Bezerra, que saiu na frente pela vaga de titular da chapa.

Como diria meu 'saudoso' pai, "Meninos eu vi ..."

Isso é só o começo. Eu sei de mais coisas, mas, também não direi agora. Aguarde!

ALPB limpa pauta. Aprovados 6 projetos de lei e 5 Medidas provisórias

A Assembleia Legislativa cumpriu o acordo de líderes e fez esforço concentrado na manhã desta quarta-feira (30/03), ocasião em que os deputados votaram e aprovaram seis projetos de lei, cinco medidas provisórias e um projeto de lei complementar, além de 91 requerimentos.

Entre as matérias aprovadas, destaca-se o Projeto de Lei nº 014/2011, de autoria do poder executivo, que cria o Corpo Voluntário de Militares do Estado da Paraíba, denominado Guarda Militar da Reserva.

Durante a votação, apenas uma matéria foi retirada da Ordem do dia e ocorreu, também, após acordo entre as lideranças de bancadas. Trata-se da Medida Provisória 164/2011, de autoria do governo, que dispõe sobre remanejamento de verba, no valor de R$ 12 milhões, da Barragem de Camará, sendo 7 milhões para o Centro de Convenções de João Pessoa e, R$ 5 milhões, para outras barragens. Essa matéria voltará a Ordem do Dia para votação na sessão da próxima terça-feira, dia 5 de abril.

O deputado Lindolfo Pires (DEM), líder do governo na Casa de Epitácio Pessoa, explicou que o impasse em torno de votar ou não a MP ocorreu porque a matéria teve parecer contrário à aprovação da mesma na Comissão de Orçamento, fato que, segundo ele, não impede que a matéria seja posta em votação em plenário. “O regimento interno assegura a votação da matéria, até porque a mesma foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça. Contudo, a oposição não entendeu assim. Mas tudo bem, vez que decidimos entrar em acordo, retirar essa matéria e, em seguida, conseguimos limpar a pauta”, acrescentou.

O líder da bancada da oposição na Casa, o deputado André Gadelha, informou que a matéria em questão, para entrar na pauta de votação, precisava de um recurso, vez que a mesma foi rejeitada em uma das comissões. “A matéria foi rejeitada pela Comissão de Orçamento. Desta forma, carecia de um recurso para que a mesma pudesse fazer parte da ordem do dia. Contudo, ao final, prevaleceu o bom senso. Isto é, houve um acordo e decidimos retirá-la da ordem do dia”, comentou.

Outra importante matéria aprovada foi a Medida Provisória nº 167/2001, do Executivo, que transforma o escritório de representação do governo do estado, em Brasília, na Secretaria Estadual do Desenvolvimento e Articulação Municipal. Esta secretaria, inclusive, está sendo dirigida pelo deputado estadual licenciado Manuel Ludgério.

Com ALPB

terça-feira, 29 de março de 2011

Presidente do TSE sugere ação para evitar dúvidas sobre Ficha Limpa

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, sugeriu nesta segunda-feira (28) o ajuizamento de uma ação declaratória de constitucionalidade (ADC) para garantir a aplicação da Lei da Ficha Limpa às eleições de 2012. Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a lei não vale para as eleições de 2010, o que deve provocar mudanças nas composições do Senado, da Câmara e dos legislativos estaduais.

Lewandowski explicou que, embora a decisão do STF trate apenas da aplicação da Lei da Ficha Limpa ao pleito de 2010, há um temor de que novas ações possam questionar outros aspectos da lei.

- O que eu temo é que ela possa ser questionada alínea por alínea por candidatos que venham a ser barrados nas eleições de 2012. Uma das formas de evitar isso é que alguém legitimado ajuíze uma ADC perante o STF antes das eleições. Isso permitirá que a corte suprema do país analise a lei como um todo e possa expungir uma eventual inconstitucionalidade que exista num ou noutro ponto dessa lei, mas que ela possa ser utilizada já como um todo nas eleições de 2012 - disse o ministro.

A ADC tem por finalidade confirmar a constitucionalidade de uma lei federal e evitar que esta venha a ser posteriormente questionada por outras ações. São legitimados para ajuizar a ADC, entre outros, os partidos políticos, sindicatos de âmbito nacional e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Um dos pontos que poderiam ser questionados é a retroatividade das hipóteses de inelegibilidade acrescentadas pela Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10) à Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar 64/90). Nas discussões do tema no STF, parte dos ministros colocou em dúvida a constitucionalidade de se aplicar esses novos critérios a fatos ocorridos antes da publicação da Lei da Ficha Limpa, ocorrida em junho de 2010.

Uma ADC forçaria o Supremo a analisar a constitucionalidade da lei como um todo, antes das eleições de 2010. Isso evitaria mudanças de posicionamento ao longo do processo eleitoral ou mesmo depois de proclamados os resultados, como ocorreu nas eleições de outubro passado.


 
Com Agência Senado

Dona Inês-PB. Agência dos Correios é arrombada e cofre é levado

Por volta das 03h30 da madrugada desta terça-feira (29) uma ação criminosa resultou em um arrombamento a agência dos Correios em Dona Inês, agreste paraibano. Os criminosos levaram do interior da agência o cofre com toda a quantia.

A quantia levada não fo irevelada, mas, o cofre teria sido abastecido na tarde da segunda (28), o que leva  acreditar que uma grande quantia foi levada.

No iinterior da gência a polícia encontrou um ´pé de Cabra´, ferramente usada para arrombar a agência e, na parte externa, 5 cápsulas de balas calibre 38 intáctas.

A viatura da PM amanheceu com um pneu danificado o que, leva a polícia a acreditar que os criminosos antes da prática criminosa, passaram pela delegacia numa tentativa de bloquear a ação da polícia.

Não há informações que ajudem a investigação da polícia Militar.

A PF será acionada para investigar o ato criminoso e só ela poderá ter acessso as imagens de segurança da Agência.

Tentativa de homicídio em Dona Inês-PB

Por volta das 15h30 desta segunda-feira (28) a professora Josélia Costa Teixeira Santos, 52 anos, residente na Rua Helena Maria de Jesus, Dona Inês-PB, foi vítima de tentativa de homicídio.

Segundo as informações, o menor B.A.S de 15 anos morava com a filha da vítima, a qual havia se separado do mesmo e retornado para a residência de sua mãe.

Josélia passou a proibir o encontro e namoro dos dois, e na tarde desta segunda, o acusado insatisfeito com a proibição, invadiu a residência da vítima e de posse de uma faca peixeira desferiu vários golpes, atingindo-a por duas vezes na região das costas e por duas vezes a cabeça e ainda feriu o rosto dela com chutes.

A vítima foi socorrida por populares para o Hospital Regional de Guarabira.
 O menor não foi localizado pela polícia.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Veja lista das 100 primeiras cidades do Programa Nacional de Banda Larga

O presidente da Telebras, Rogério Santanna, divulgou nesta quinta-feira (26) a lista das 100 primeiras cidades que serão atendidas pelo Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). A expectativa de Santanna é de que essas cidades, que têm uma população conjunta de 14 milhões de pessoas, já estejam operando dentro do programa até o fim deste ano.

A maior parte das cidades fica nas regiões Nordeste (58) e Sudeste (30). Os estados com mais cidades listadas são Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com 8 cada. Nenhuma dos cem municípios fica nos estados da região Sul. No Norte, apenas Tocantins, com 6 cidades, entrou na lista. Já o Centro-Oeste será beneficiado com a implantação do projeto em 6 municípios goianos.
Esperamos que, com esta lista, os parceiros apareçam"
Rogério Santanna, presidente da Telebras

"Como não vamos fazer o acesso final, precisamos de parceiros de pequeno e médio porte nessas cidades. Esperamos que, com esta lista, os parceiros apareçam. Na hipótese de não haver parceiros, se abre a possibilidade de algumas cidades serem substituídas. Mas achamos que os servidores regionais e locais vão nos procurar", disse Santanna

Assim que os contratos forem assinados, disse ele, a expectativa é de que a banda larga comece a funcionar em até 45 dias nessas localidades.

Ele lembrou que, de acordo com o Programa Nacional de Banda Larga, os preços cobrados variarão de R$ 15 a R$ 35 por cliente, por uma velocidade mínima de 512 Kbps. Segundo o presidente da Telebras, a expectativa é de que o PNBL atenda a mais 1.063 cidades em 2011 e que todo o país seja abrangido até o fim de 2014. "Talvez a gente atinja [todo país] até mesmo antes disso", acrescentou Santanna.

Veja a lista das 100 primeiras cidades do PNBL:

- Arapiraca (AL)

- Messias (AL)

- Palmeira dos Índios (AL)

- Joaquim Gomes (AL)

- Pilar (AL)

- Rio Largo (AL)

- Feira de Santana (BA)

- Itabuna (BA)

- Camaçari (BA)

- Governador Mangabeira (BA)

- Eunápolis (BA)

- Governador Lomanto (BA)

- Muritiba (BA)

- Presidente Tancredo Neves (BA)

- Sobral (CE)

- São Conçalo do Amarante (CE)

- Quixadá (CE)

- Barreira (CE)

- Maranguape (CE)

- Russas (CE)

- Cariacica (ES)

- Domingos Martins (ES)

- Conceição da Barra (ES)

- Piúma (ES)

- São Mateus (ES)

- Vila Velha (ES)

- Itapemirim (ES)

- Anápolis (GO)

- Aparecida de Goiânia (GO)

- Trindade (GO)

- Águas Lindas de Goiás (GO)

- Alexânia (GO)

- Itumbiara (GO)

- Imperatriz (MA)

- Paço do Lumiar (MA)

- Presidente Dutra (MA)

- Porto Franco (MA)

- Grajaú (MA)

- Barra do Corda (MA)

- Barbacena (MG)

- Juiz de Fora (MG)

- Conselheiro Lafaiete (MG)

- Ibirité (MG)

- Sabará (MG)

- Uberaba (MG)

- Ribeirão das Neves (MG)

- Santa Luzia (MG)

- Campina Grande (PB)

- Campo de Santana (PB)

- Araruna (PB)

- Riachão (PB)

- Dona Inês (PB)

- Bananeiras (PB)

- Duas Estradas (PB)

- Carpina (PE)

- Tracunhaém (PE)

- Nazaré da Mata (PE)

- Paudalho (PE)

- Limoeiro (PE)

- Aliança (PE)

- Piripiri (PI)

- Campo Maior (PI)

- José de Freitas (PI)

- Piracuruca (PI)

- Batalha (PI)

- São João da Fronteira (PI)

- Angra dos Reis (RJ)

- Nova Iguaçu (RJ)

- São Gonçalo (RJ)

- Piraí (RJ)

- Mesquita (RJ)

- Rio das Flores (RJ)

- Duque de Caxias (RJ)

- Casimiro de Abreu (RJ)

- Santa Cruz (RN)

- Nova Cruz (RN)

- Passa e Fica (RN)

- Parnamirim (RN)

- Lagoa d´Anta (RN)

- Extremoz (RN)

- Açú (RN)

- Nossa Senhora da Glória (SE)

- Barra dos Coqueiros (SE)

- Laranjeiras (SE)

- Japaratuba (SE)

- São Cristóvão (SE)

- Carira (SE)

- Campinas (SP)

- Guarulhos (SP)

- Pedreira (SP)

- Serrana (SP)

- Conchal (SP)

- Embu (SP)

- São Carlos (SP)

- Gurupi (TO)

- Araguaína (TO)

- Guaraí (TO)

- Paraíso do Tocantins (TO)

- Wanderlândia (TO)

- Porto Nacional (TO)

Belém-PB. Vai e vem no cenário político

Negociações e articulações na política da pequena cidade de Belém, agreste paraibano, são discutidas nos bastidores da política local.

Informações dão conta de que o Dr. Wellington que, pretendia ser indicado pelo atual prefeito, Roberto Flávio (PMDB) para dar contnuidade ao seu governo no município, se filiou ao DEM e pretende seguir seu próprio projeto político.

Sua ida para o DEM teria como motivação a falta de espaço no projeto político do Roberto Flávio que, já demonstrou que indicará o vereador Zé Santana ou o vice Edgar Gama.

O que se aguarda agora é o posicionamento do Dr. Wellington, se fica como uma terceira força ou se juntará ao grupo dos Marcelos.

Outra mudança foi a suposta saída do Vereador Marcena do grupo de oposição no município para a base de sustentação do prefeito Roberto Flávio, de onde teria vindo nas Eleições de 2010.

Blogueiro diz "O maior risco que corre Dilma é não ter quem esculhambe seu governo."

O conceituado blogueiro do Jornal o Globo, Ricardo Noblate, lembrou em seu blog uma passagem da história política do Brasil, quando citou: “Eu preciso quem me esculhambe”, suplicou o presidente Jânio Quadros em 1961 ao convidar o escritor Otto Lara Rezende para assessorá-lo. Todos ao redor de Jânio o temiam. Otto não topou. É o que diz a lenda.

Para o blogueiro o fato da presidenta está tendo uma boa aceitação, pode prejudicar sua administração. Isto poderá acomodar a presidenta. Noblate encerrou o artigo dizendo "O maior risco que corre Dilma é não ter quem esculhambe seu governo."

domingo, 27 de março de 2011

Lei da Ficha Limpa deve voltar a ser analisada antes das eleições de 2012

A indefinição sobre a validade da Lei da Ficha Limpa pode ser resolvida antes das eleições municipais de 2012. Após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que invalidou a norma para 2010, entidades sinalizam com a possibilidade de entrar com uma ação declaratória de constitucionalidade no Supremo ainda este ano. O objetivo é que a Corte se posicione definitivamente sobre pontos da lei que ficaram sem decisão final, para que não haja mais insegurança sobre quem é ou não candidato nas próximas eleições.

Da forma que está, a Lei da Ficha Limpa pode ser aplicada plenamente a partir de 2012. Entretanto, o STF ainda não se posicionou sobre pontos conflituosos, como a presunção de inocência até decisão definitiva da Justiça ou a retroação para atingir casos anteriores à edição da lei. Especialistas temem que esses assuntos voltem a ser discutidos apenas nos recursos de políticos barrados nas próximas eleições, já no meio do processo eleitoral, como ocorreu em 2010.

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Henrique Neves é um dos que defendem que a norma volte a ser analisada antes das eleições de 2012. “Seria bom que alguém entrasse com essa ação [ação declaratória de inconstitucionalidade] ainda este ano para que os envolvidos nas eleições não descobrissem em cima da hora o que pode e o que não pode”, argumenta o ministro.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, também defende que a lei seja analisada antes das próximas eleições. Ele disse que a entidade está estudando a possibilidade de entrar com uma ação no STF para que isso ocorra.

“Vejo bastante plausibilidade [que a OAB entre com a ação]. Claro que por um lado seria bom porque estabeleceria melhor a situação, mas não sei se agora seria um bom momento para isso. Mas a Lei da Ficha Limpa não pode continuar com esse tipo de dúvida em função de manifestações desse ou daquele ministro sem que haja efetiva definição”.

Outra vantagem de uma futura ação declaratória de constitucionalidade é que todos os pontos polêmicos da lei poderiam ser analisados de uma só vez, e não em conta-gotas a partir dos casos específicos de cada candidato. Segundo a Constituição, além da OAB, podem entrar com ação declaratória de constitucionalidade a Presidência da República, as mesas diretoras de todas as casas legislativas, inclusive as municipais e estaduais, os governadores, a Procuradoria-Geral da República, confederações sindicais ou entidades de classe nacionais.

Outro ponto ainda pouco discutido é a possibilidade de o Congresso Nacional alterar a Lei da Ficha Limpa a partir da edição de outra norma que a substitua nos pontos mais polêmicos. Na sexta-feira (25), o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, afirmou que “a lei precisa evoluir nos casos de presunção de inocência”.

Com Agência Brasil

Araruna-PB. Terceira força política ganhando força.

O suplente de vereador, Washington Luis Targino da Silva que, teve 98 votos nas eleições de 2008, revelou em um programa de rádio levado ao ar pela talismã FM na tarde deste sábado (26) que acompanha o projeto político da terceira força que está surgindo no município, projeto político liderado pelo ex-prefeito Availdo Azevedo e pelo Vereador Iran Motos.
Washington disse que a falta de atenção por parte do Deputado Benjamim foi o que mais o deixou chateado e seria a motivação para que ele deixasse o bloco peemedebista e decidisse por seguir os passos do ex-aliado do ex-governador José Maranhão.
Ao ser questionado se ele teria uma conversa com Benjamim, ele disse que não teria problema, mas que não teria mais chance alguma de voltar a ser seu aliado.
O Suplente lembrou ainda que seu primeiro voto foi para o Benjamim, quando candidato a prefeito daquele município.

Ainda no mesmo programa, o vereador Antônio Natanael (PMDB), disse que é vereador peemedebista e que, terminará seu mandato honrando a confiança do povo. Disse que nunca traiu, mas que foi traído. Acrescentou ainda que pra tudo tem a hora.

Disse que hoje está ouvindo a população, mas que tem a certeza de que esta terceira força é à força da mudança.

sábado, 26 de março de 2011

Desastre natural em Dona Inês-PB




A tarde desta quinta-feira (24) ficará marcada na história de Dona Inês como um dos piores momentos já vividos pela população.

A chuva que caiu nesta tarde veio de forma surpreendente e invadiu casas, estragou calçamentos e amedrontou famílias.

Na travessa Presidente João Pessoa (fotos), moradores tiveram que improvisar muro de proteção para evitar que a água inundasse as casas. Para algumas famílias a cena foi mais chocante, a água invadiu as residências e a saída foi retirar o acúmulo de água com baldes.

Na Rua Manoel Pedro mais de duas casas foram atingidas. Muros foram derrubados e paredes foram atingidas.

Em outras ruas a água invadiu as casas sem dá chance para que os moradores retirassem móveis ou outros objetos.

Na Avenida Major Augusto Bezerra, pior ponto da enxurrada, a água invadiu o depósito da loja Féliz Móveis causando um dano irreparável e um enorme prejuizo.

O sec. de infra-estrutura, Epitácio, disse que as obras de recupareção das ruas começarão assim que a chuva cair e que, irá conversar com o prefeito Antonio Justino no sentido de tentar ajudar a reparar alguns danos materias em residências atingidas pela chuva.













Sertãozinho-PB. Dois veículos se envolveram em acidentes

Nas primeiras horas da manhã deste sábado (26) um rave acidente foi registrado na rodovia que liga Pirpirituba a Sertãozinho, brejo paraibano.



João Paulo conduzia um veículo Hyunday, cor branca, placas MOB-4693-PB, de propriedade da Martins Engenharia, quando perdeu o controle do veículo em uma curva na rodovia que liga Pirpirituba a Sertãozinho, brejo paraibano.

Um veículo corsa, de cor cinza, placas LYR 3986-PB, vinha no sentido contrário quando foi colidido violentamente pelo primeiro veículo.

Severino do Ramo Silva dos Santos, 27 anos, residente na rua São Francisco, em Sertãozinho que, conduzia o Corsa, disse ter tido um susto enorme e que por pouco não ocorreu uma tragédia.
O Hyunday é um veículo que presta serviços a Energisa. No momento do acidente seis pessoas ocupavam o interior do veículo, cinco delas foram encaminhadas para o Hospital Regional de Guarabira-PB.
No Corsa, além do motorista, duas pessoas viam como passageiros. Um senhor de idade foi encaminhado para Guarabira.

Pela força do impacto da colisão, o caminhão saiu da rodovia e os funcionários da empresa citada tiveram que ser socorridos pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Regional em Guarabira, porém, felizmente nenhum deles em estado grave.


As vítimas acidente ficaram sem atendimento médico por cerca de quase uma hora em virtude de não haver médicos no Hospital.

Dengue tipo 4: “vai chegar ao RN e com muita força”

Os números de dengue no estado aumentaram mais de 700% em 2011, em relação ao mesmo período de 2010, e os hospitais começam a lotar. Se o cenário já não é positivo, uma má notícia piora ainda mais a situação: o surgimento de casos da dengue tipo “4” espalhados por todo o Brasil.

De acordo com o infectologista Luiz Alberto Marinho, só não se sabe ainda quando esse novo sorotipo irá atingir o RN, mas é possível ter duas certezas a respeito: “vai chegar e com muita força”. A expectativa do especialista é que aumente não só a ocorrência da chamada dengue clássica, como também amplie o riscos de os potiguares sofrerem com a dengue hemorrágica.
 
Mesmo ainda sem o surgimento do novo sorotipo no RN, os números dos hospitais confirmam um crescimento acelerado da epidemia. “Somente até o dia 22, já tivemos este mês 370 casos suspeitos de dengue chegando ao hospital, enquanto em todo o mês de março de 2010 se limitou a 84”, compara a diretora do Giselda Trigueiro, Milena Martins.

Segundo ela, um aumento ainda mais “absurdo” vem sendo observado com relação aos casos suspeitos da chamada dengue hemorrágica. Foram 65 este mês, contra apenas um caso em 2010. O hospital tem hoje 29 leitos que podem ser ocupados por pacientes da doença e quando não há vagas, eles são mantidos no pronto-socorro.

Com Tribuna do Norte

sexta-feira, 25 de março de 2011

Secretarias Municipais de Dona Inês organizam mobilização contra a dengue

Ação conjunta das secretarias de Educação e Saúde de Dona Inês, município do Curimataú Oriental paraibano, fizeram uma grande mobilização na manhã dessa sexta-feira (25) pelas principais ruas da cidade. A inciativa teve a participação de estudantes, agentes comunitários de saúde, professores, enfermeiros e populares.

No ginásio municipal foi realizada uma gincana como forma de valorizar os alunos que apresentassem o melhor cartaz, referente ao assunto, e respondessem como prevenir a dengue. No período da tarde o carro fumacê circulou pelas ruas